Voltar

Encontro da Comunidade do Orkut “Pessoal do Ceará & Cia”
Ponto de Luz, Fortaleza, 20/07/06

Devido à minha grande admiração pela música feita no Ceará, em especial a partir da década de 70, resolvi criar uma comunidade no orkut chamada Pessoal do Ceará & Cia, que tem o objetivo de falar sobre os artistas cearenses, assim como informar sobre os novos lançamentos e os eventos que acontecem na área musical do Ceará.

Ao se completar um ano de criação da comunidade, resolvi, já que ia à Fortaleza, promover um encontro de artistas e intelectuais cearenses . Como faço parte de uma lista de discussão de música que sempre realiza uma reunião assim, usei o mesmo formato para o encontro no Ceará. Escolhemos um local, com infra-estrutura de som , convidamos uma pessoa para apresentar os músicos que tocam de uma a três canções cada. Os artistas podem também cantar juntos, ou como quiserem. As músicas são de escolha de cada um ou atendendo a pedidos dos presentes.

A noite do dia 20 de julho de 2006, quando grandes nomes da música e da cultura cearense se reuniram no Café/Restaurante Ponto de Luz em Fortaleza, será sempre lembrada por mim com grande emoção. Foi uma honra e um prazer para mim e Henrique conhecer e desfrutar da arte de pessoas tão incríveis como os que estiveram lá.

A semana estava bem movimentada em Fortaleza, com a intensa programação de música instrumental promovida pelo Banco do Nordeste, portanto vários músicos importantes estavam na cidade e alguns estiveram presentes no Ponto de Luz.
Nelson Augusto, jornalista e radialista que apresenta o programa “Pessoal do Ceará” na Rádio Universitária FM, foi o nosso escolhido para ser o ‘mestre sem cerimônias” como Henrique o chamou. Eu tinha preparado um pequeno texto para que Nelson lesse, falando da comunidade e da razão de estarmos ali, mas ele me surpreendeu, fazendo com que eu mesma falasse o motivo da festa. Logo depois começaram as “canjas” musicais com alguns números instrumentais pelo violão de Cainã Cavalcante, da novíssima geração de músicos cearenses. Cainã tem apenas 16 anos, mas já tem um CD gravado (Morador do Mato) e está atualmente gravando seu segundo CD, com produção de Fagner.

Mary Pimentel é socióloga e acaba de lançar a 3ª edição de seu livro, “Terral dos Sonhos: o Cearense na música brasileira”, uma análise da música do Pessoal do Ceará. Mary também estava presente e falou um pouco sobre seu livro, para logo depois Edmar Gonçalves, uma das vozes mais bonitas da nova geração, apresentar uma música do seu próximo CD.

Dando continuidade à festa, uma nova rodada de música instrumental da melhor qualidade foi apresentada por músicos do quilate de Marcílio Homem, Fernando Abreu e Didi.

Uma das presenças mais festejadas foi a de Rodger Rogério, que junto com Téti e Ednardo levou o “Pessoal do Ceará” para o sudeste, nos anos 70, começando todo o movimento que os tornou conhecidos no país inteiro. Rodger, com muita energia e simpatia, cantou clássicos como Barco de Cristal, Retrato marron, Cavalo ferro e chamou seu filho, Pedro Rogério para acompanhá-lo. Foram momentos únicos e de muita emoção para mim.

Em seguida tivemos a excelente participação de Régis e Rogério Soares, que formam uma dupla e são irmãos de Ednardo. Eles tem 2 CDs lançados e estão trabalhando em um próximo disco.

André, funcionário do Banco do Nordeste e compositor nas horas vagas também mostrou seu lado artístico, sendo seguido por Marcelo, integrante da Banda de rock “Renegados” , atualmente lançando um DVD em Fortaleza. Marcelo tem muita semelhança, não só física, mas no estilo de suas composições com Zé Ramalho. Foi chamado por alguns presentes de “Zé Ramalhinho”, por ser bem jovem. Mais um talento da música cearense surgindo.

Para fechar as apresentações da noite, tivemos a presença sempre bem-vinda de Eudes Fraga que estava lançando seu terceiro CD no Dragão do Mar e nos deu a alegria de estar presente no Ponto de Luz.

Encerramos nosso encontro com a poeta, professora e escritora Aíla Sampaio recitando um de seus poemas.

Alguns artistas estavam com compromissos na cidade, mas mesmo assim, passaram no Ponto de Luz para um rápido cumprimento e bate-papo, como foi o caso de Isaac Cândido, Luciano Robot e David Duarte. Presenças marcantes da cultura alencarina como Izaíra Silvino, maestrina , Amaro Pena, compositor e o ‘guru” da geração inicial do Pessoal do Ceará, Augusto Pontes, tornaram a noite mais incrível ainda com suas estórias sobre as músicas e os músicos do Ceará.

Foi uma noite memorável, de muita alegria e emoção que eu dediquei a dois pilares da cultura cearense: Patativa do Assaré e Petrúcio Maia. Eu gostaria de agradecer a todos os artistas que compareceram ao Ponto de Luz , à Sônia, e em especial ao Nelson Augusto que foi o condutor perfeito da noite, contando estórias divertidas entre as apresentações e fazendo com que os convidados também contassem seus “causos” e me deixando à vontade para aproveitar e curtir tanta cultura e música de qualidade juntas, em um só lugar que não poderia ser mais bem escolhido. Não foi apenas um Ponto de Luz, foi uma claridade intensa que iluminou a noite de Fortaleza com todo o talento e a arte da cultura cearense.


Amaro Pena (Ararena)
Augusto Pontes (no centro)
e Rodger Rogério

Henrique, Isaac Cândido,
Rodger Rogério e Klaudia

Eudes Fraga

Régis e Rogério

Edmar Gonçalves

Marcelo ( Banda Renegados)