Voltar

 

PINGO DE FORTALEZA

Poucos artistas tem uma trajetória tão sólida e consistente na divulgação e no registro da cultura cearense quanto Pingo de Fortaleza. Com uma obra que já atinge 15 trabalhos gravados e mais de 20 anos de carreira, Pingo é desses artistas cuja carreira é baseada na coerência, na qualidade e sobretudo na sensibilidade.
Todos os discos são independentes e dentre eles se destacam 2 CDs instrumentais com canções de Pingo e participações de músicos do quilate de Nonato Luiz, Manassés, Marcos Maia e Tony Maranhão. Os parceiros mais constantes de Pingo são Guaracy Rodrigues e Alan Mendonça, um letrista de mão cheia.
Atualmente Pingo está desenvolvendo um projeto incrível e de rara beleza que é o registro e mapeamento das maiores vozes femininas do Ceará através dos CDs “Solo Feminino”.
O primeiro, lançado no Dia Internacional da Mulher, em 1992, traz parcerias de Pingo com Fernando Néri, Alan Mendonça, Guaracy Rodrigues, Margarita Solare, Haroldo de Campos, Rosemberg Cariri, compositor e cineasta cearense, e até uma versão para uma música de Bob Marley. Quase todas as cantoras são cearenses, exceto Cida Moreira e Lily Alcalay. Estão no CD: Fátima Santos, Mona Gadelha, Cinco em Ponto, Myrlla Muniz, Késia, Anunciação, Lucinha Menezes, Téti, Cida Olímpio, Aparecida Silvino, Marta Aurélia, Ana Célia, Joyce Custódio e Iarin Medeiros. As faixas do belíssimo CD são sublinhadas pelo violão de Pingo.
Em 2005, Pingo deu prosseguimento ao seu projeto, lançando o “Solo Feminino 2”, desta vez tendo o acompanhamento magistral do piano de Tony Maranhão. As vozes que emolduram o Solo 2 são as de Joana Angélica, Daniela Montezuma, Grupo Vocal Silêncio e Som, Linda Pedra, Ângela Linhares, Lupe Duailibe, Masor Costa, Karla Karenina, Eliane Brasileiro, Dione Morais, Tailândia Montenegro, Deninha Carvalho, Patricia Oliveira, Ayla Maria, Luana Marley e Cristina Franciscute. Assim como no Solo 1, Pingo encerra o CD cantando uma faixa. Todas as canções de Pingo de Fortaleza tem uma força e beleza que cativam à primeira audição. No CD “Solo Feminino 2”, eu destacaria a faixa “Razões Iguais”, parceria de Pingo com Augusto Moita, outro letrista cearense de primeira, cujos versos não poderiam ser mais atuais: “Meninos e meninas do mundo só querem brincar/meninos e meninas do mundo/ são meninos e meninas em qualquer lugar”
Um verdadeiro e tocante hino à paz. Emocionante de se ouvir e cantar junto, especialmente depois de assistir ao noticiário internacional.
O CD inteiro é excelente, assim como o volume 1. Pingo já está pensando em realizar o “Solo Feminino 3”, fechando assim sua trilogia, com o acompanhamento das canções sendo feito por uma sanfona.
Quem ainda não conhece o trabalho de Pingo de Fortaleza não pode mais perder tempo, pois ele é um grande artista da música cearense e concordo plenamente com o que escreveu Assis Ângelo na apresentação do CD que comemora 21 anos de carreira de Pingo:
“Pingo de Fortaleza não é Pingo de Fortaleza. Pingo de Fortaleza é uma enxurrada, dessas de lascar o cano, é uma enxurrada de talento e sensibilidade.”

DISCOGRAFIA:

Em vinil:
-Centauros e Canudos – 1986
-Lendas e Contendas – 1988
-Maculelê, Loas, Catu Ibijá – 1991

Em CD:
-Pingo de Fortaleza ao vivo – 1993
-Cantares – 1996
-Dragão Vivo – com Calé Alencar e Dilson Pinheiro – 2000
-Pingo de Fortaleza – Instrumental – 2000
-Cancioneiro de Canudos –Coletanea – 2000
-Lógica – 2000
-Solo Feminino – Voz e Violão – 2002
-O mágico entre nós – 2003
-Cantigas do Divino Nascimento – 2003
-Zoeira – Instrumental – 2004
-21 anos – Coletânea – 2004
-Solo Feminino 2 – Voz e piano – 2005

CONTATOS PARA COMPRA DE CD E SHOWS :
Tel: (85) 9987-7321/8852-0282 – prodquimanga@yahoo.com.br