O Melhor Forró do Mundo
Canecão – 1o. de março de 2005As férias escolares acabaram, o carnaval passou e o ano finalmente começou. Para minha alegria, Fagner também voltou a se apresentar em shows. Vi pela cidade uns cartazes enormes, anunciando a gravação de um CD e DVD ao vivo do grupo Forróçacana, que teria a participação especial de grandes nomes da MPB, entre eles, Fagner. E no dia 1o. de março, lá estava eu, na fila do gargarejo, para assistir ao ‘Melhor Forró do Mundo”. Posso dizer a vocês, sem susto, que o que vi foi isso mesmo!
Eu não conhecia o grupo ao vivo, só tinha ouvido uma música que tocou bastante aqui no Rio, e eu gostava dela.A vibração e a competência do grupo são admiráveis. Jovens cariocas, excelentes instrumentistas e muita garra foi o que presenciei. Um fã-clube animado berrava insistentemente nos meus ouvidos, mas eu curti tudo e me diverti bastante.
O show abriu com o super convidado Geraldinho Azevedo que atacou de “Taxi Lunar”. Teve Moares Moreira incendiando o público com “Festa do Interior”, Zeca Baleiro cantando o “Forró do Malagueta”, Elba Ramalho com “Carcará”, Alcione cantando e dançando forró e não samba, e o carismático Alceu Valença, como sempre, fazendo o que quer com o público. Foi um show impecável, com quase 3 horas de duração, devido às repetições de músicas e às paradas para acertar os equipamentos já que estava sendo tudo gravado para o DVD. Quem curte música e shows como eu e a platéia que lotou o Canecão, queria era mais. Depois de quase três horas, os pedidos de bis não paravam. Me lembrei daquele comentário de Fagner no show com Zeca Baleiro: “Vocês não tem casa não ?”Fagner cantou três músicas. A primeira foi “Matilde”, música que está em um dos três CDs do grupo e que é bem conhecida por aqueles que acompanham a carreira dos meninos. Em seguida, Fagner cantou uma música que não conheço. Não sei se é nova ou já foi gravada pelo Forróçacana. A última dele foi “Espumas ao Vento” com arranjo bem mais cheio de balanço. No final do show todos os convidados cantaram junto “Asa Branca”. Fiquem de olho nesse DVD pois além da participação de Fagner ter sido excelente, o show inteiro foi lindo. Uma noite de se aproveitar e guardar na lembrança enquanto o DVD não chega. Quando ele chegar, é só comprar, tirar o tapete da sala e dançar sem parar, como fez a multidão que lotou o Canecão essa semana.
Quem quiser conhecer mais sobre o grupo: www.forrocacana.com.br
Klaudia Alvarez
3/03/05