Voltar

 

COMPACTOS DE FAGNER: HOJE UMA RARIDADE

Capa original - 1ª edição Capa da re-edição

BATUQUÊ DE PRAIA/CANTOS DO RIO

Para quem acompanha a carreira de um artista e deseja ter todos os lançamentos dele, um dos itens mais raros e difícieis de serem encontrados são os compactos simples/duplos comerciais lançados na época do vinil. Com distribuição mais irregular ainda do que o chamado LP de carreira, os compactos são um item à parte, pois em muitas ocasiões a capa dos disquinhos era exclusiva. Vamos mostrar aqui alguns desses lançamentos para que as pessoas mais jovens conheçam essas preciosidades. Além dos lançamentos comerciais, aqueles que se podia comprar nas lojas, há também os discos que eram lançados apenas para as rádios, com o objetivo de promover o LP. Atualmente temos o CD single, um CD apenas com uma faixa e às vezes capa, também exclusiva. Onde achar esses discos ? Nas lojas de discos usados. Com o passar do tempo, as rádios começam a se desfazer de seus estoques e eles vão inevitavelmente desaguar nas prateleiras do seu sebo preferido.

Em 1983, Fagner gravou um compacto simples com a música Batuquê de Praia e Cantos do Rio, ambas de autoria de Petrúcio Maia. A idéia de se lançar esse compacto era aproveitar o período de carnaval, já que a música tinha tudo a ver com a festa. A novidade do disco era a participação de Zico, cantando junto com Fagner e também aparecendo na capa. Foi lançado o compacto e em pouco tempo a tiragem se esgotou. Como a CBS continuou a receber pedidos dos lojistas pois o disco era procurado mesmo após o período de carnaval, uma nova edição foi impressa, porém com uma capa diferente. Hoje, os dois compactos são uma raridade e só com muita sorte se encontra uma cópia nas lojas de discos usados, mas a segunda edição é bem mais rara. Estamos colocando abaixo as duas capas para que você conheça e possa começar a garimpar pelos sebos de sua cidade.

UM SITE : www.sonz.com.br

Esse é mais um site para quem gosta de conhecer gente nova e de talento. Basta se cadastrar para conhecer o trabalho de artistas independentes que tem muito a mostrar. Também é possivel montar o seu próprio disco com suas preferências e comprá-lo. Eu pessoalmente gostei muito de Felipe Cerquize, Sonekka e Mario Celli,. Muito interessante. Vale sua visita.

UM LIVRO: “TIPO ASSIM”- Kledir Ramil

Lançado no ano passado, “Tipo Assim”, o livro de crônicas de Kledir Ramil, da dupla gaúcha Kleiton & Kledir mostra que Kledir não é só bom músico e letrista, mas também excelente escritor. Com um humor fino e elegante, Kledir nos conta estórias deliciosas.

Se você já gostava das canções da dupla, vai ficar mais fã ainda ao ler esse livro.

UM CD: “DANÇA DAS ROSAS” – CONSUELO DE PAULA

Uma cantora de qualidade excepcional e infelizmente ainda desconhecida do grande público. Consuelo de Paula é mineira e já lançou alguns CDs, mas seu último trabalho, “Dança das Rosas” fecha uma trilogia que começou com Samba Seresta e Baião e Tambor e Flor. Esse CD é um lancamento independente, e vale a pena procurar por ele. Mais detalhes sobre Consuelo você pode encontrar em www.consuelodepaula.com.br

Para quem gosta de poesia e de música da melhor qualidade, esse CD é uma ótima opção. Destaque para a poesia delicada de Ethel Frota que está presente no disco.

Klaudia Alvarez

26/09/04