Voltar

ENTREVISTA COM OLIVEIRA DO CEARÁ
Klaudia Alvarez
 
 

OLIVEIRA DO CEARÁ é um cantor e compositor cearense que Fagner conheceu e selecionou 3 músicas dele para o seu novo CD, “Uma canção no rádio”. Oliveira tem muitas outras músicas compostas e de excelente qualidade.

1- Fale-nos um pouco sobre sua trajetória de cantor e compositor.
Eu começei escutando no rádio Jackson do Pandeiro, Golden Boys, Luiz Gonzaga, depois passei a tocar violão na noite e já fazendo as minhas primeiras composições. Logo após eu participei do festival universitário na cidade do Iguatu nos anos 80, onde venci em primeiro lugar e saí participando de festivais pelo Brasi,l onde tive a felicidade de vencer alguns como: Festival Chapada Musical do Araripe ,Festival de Nova Olinda, Festival Ponta da Serra (CE), Musicajá (PB), Pinheiros (ES), Festival de Vespasianos (BH), entre outros que agora eu não recordo os nomes.

2- Quantos discos você já gravou ?
Participei da gravação de um vinil com os vencedores do Festival de Cascavel no Paraná. Gravei um disco com Marcos Farias e também fiz parte do disco do Festival de Vespasianos em Belo Horizonte, quando tirei o 1° lugar eo prêmio de melhor instrumentista.

3- Nota-se que Fagner gostou muito de sua obra. O conceito do disco “Uma Canção No Rádio” foi feito a partir de suas músicas. O que significa para você tal fato? Significa uma grande alegria . A divulgação de uma música a nível nacional, na voz de um grande astro da música popular, é sem dúvida o grande sonho de qualquer compositor e no meu caso são três, então eu estou muito realizado e satisfeito com tudo isso e também me serviu como uma injeção de estímulo para continuar no mundo da arte musical.

4. Você já notou alguma modificação em sua vida profissional depois do lançamento do disco de Fagner em que sua obra é focalizada ?
Sim, sinto um reconhecimento maior por parte do público em geral. Abriu-se um leque de interessados na minha obra e uma atenção maior quando me disponho a apresentar uma composição minha.

5. Fagner já declarou publicamente que gostaria de produzir um disco seu. Já existe algo mais concreto sobre isso ?
Existe um interesse muito grande da minha parte em Raimundo Fagner produzir o meu disco e estou esperando o chamado oficial dele para a concretização desse trabalho.

6. A música “A Regra do Amor” tem cara de sucesso. É aquela música de letra simples, mas de uma melodia que parece se repetir na mente durante muito tempo. Como você reagiu ao ouvi-la pela primeira vez com Fagner? Como foi o processo de composição de tal música?
Raimundo Fagner interpretou de uma maneira tão emocionante que chorei ao ouvi-la pela primeira vez no estúdio. Quanto ao processo de criação da música " Regra do Amor", não existiu " Regra" só Amor .

7. “Martelo” tem forte crítica ao sistema judiciário, a impunidade no país. Os versos são fortes, especialmente aqueles cantados por Gabriel, O Pensador. A música engajada ainda tem espaço no Brasil? Como se deu o processo de composição de tal música? Foi ao vivo ou por email ?
Tem seu espaço com certeza, embora atualmente haja uma carência de música bem trabalhada dentro do contexto social no nosso país. Eu já estava com a música e a letra quase pronta quando o meu amigo Adamor ouviu e acrescentou alguns versos na canção. Quanto a participação do Gabriel,O Pensador, foi mais uma brilhante idéia que o Fagner teve em mostrar pra ele que gostou muito e compôs a outra parte da letra que só veio a acrescentar mais ainda à pancada do " Martelo".

8 . Ainda sobre a música “Martelo”: ela é o tipo de música que não é exatamente o que os fãs de Fagner estavam acostumados (preparados ?) para ouvir. Como você lida com a possibilidade de um trabalho não ser bem visto em função de não ser o padrão de quem vai cantar ?
Bom, eu acredito que as pessoas estejam sim preparadas pra ouvir, até porque Raimundo Fagner é um cantor que sempre inovou e tem capacidade de cantar qualquer tipo de música.

9. “Amor Infinito” é também outra música de letra simples, mas com uma melodia que é maravilhosa. Existe a musa inspiradora neste caso?
Existe.

10. Como você a música que é feita atualmente no Ceará? Fagner, Belchior e Ednardo ainda podem ser vistos como a santíssima trindade da música no estado? Infelizmente eu não tenho entrosamento com a música que é feita atualmente no Ceará. As músicas cearenses que eu conheço são as minhas e as da “santíssima trindade”, como você mesma colocou.

11. Como você vê o futuro do mercado fonográfico? É possível para um artista novo viver exclusivamente de música?
O mercado fonográfico realmente encontra-se muito fragilizado devido a pirataria mas ainda acredito que um bom empresário com um cantor de caráter inovador e diferenciado , realizando vários shows dá pra viver muito bem da música.

12. Aparentemente você ainda não tem o seu site oficial. Você não acha importante o artista utilizar a internet como meio de divulgação de seu trabalho ?
Hoje eu sinto a cobrança de pessoas interessadas em me conheçer e encontram uma certa dificuldade e por isso vou providenciar a construção de um site bastante simples e prático.