Voltar

ENTREVISTA COM JORGE DE ALTINHO

A Página dos Amigos de Fagner entrevista o cantor e compositor, pernambucano JORGE DE ALTINHO, parceiro de Fagner.

 

1-Jorge, quando a música entrou em sua vida ?
Na minha adolescência, na cidade de Altinho-PE, quando os colegas de colégio me convidaram para cantar em um grupo musical.

2-Poucas pessoas sabem, mas você é parceiro de Fagner na canção “Quero ter você” que saiu em seu LP “Como eu quero”, de 1989.  Como surgiu essa parceria ?
Eu e Fagner tínhamos apresentações na Casa de Shows Spazio(Campina Grande-PB), e estávamos hospedados no mesmo hotel, então antes do show, passei em seu apartamento para cumprimentá-lo, pra variar ele estava com seu violão, cantarolando uma melodia, daí sentei na cama com ele e fizemos a música.

3- Onde e como você conheceu Fagner ?
Conheci Fagner em um vôo, para o Rio de Janeiro. Ele embarcou em Fortaleza e eu no Recife. Fiquei louco para falar com ele, porque já era fã incondicional de sua obra, o que me encorajou para me aproximar, foi o fato de sermos contratados da mesma gravadora (RCA / BGM). Quando me apresentei, ele foi muito gentil como sempre e durante a viagem a conversa foi tão boa, que fiz um convite a ele para participar de meu disco(Vinil), cantando uma música intitulada “Cariri”, e ele aceitou na hora. Para mim foi uma alegria e uma satisfação imensa pois eu tenho por Fagner uma admiração tão grande, como pessoa e como artista que se dependesse de mim, ele participaria de todos os meus trabalhos. Sem falar que esta admiração se estende como filho, como irmão, como tio, como amigo, enfim, à figura humana que ele é. O único conselho que daria a ele é colocar em seu repertorio a música que amo de paixão: “Lua do Leblon”, pedido de fã (risos).

4- Fale-nos um pouco sobre a participação de Fagner no seu DVD ao vivo, lançado em 2006.
Quando resolvi gravar esse DVD, de imediato pensei em convidar Fagner, já que temos uma identificação muito grande em nossos trabalhos. Fagner, como eu, gosta de cantar suas raízes, e o amor. Quando liguei lhe fazendo o convite, ele aceitou e me fez só uma exigência, que queria cantar comigo uma composição de minha autoria muito conhecida e que ele gosta muito que é “Petrolina Juazeiro”. Essa participação seria no show de gravação, mas por incompatibilidade de agenda, fizemos uma faixa bônus, gravada em estúdio.

5-Luiz Gonzaga participou de seus discos .  Como foi gravar com o grande Lua ?
A primeira vez passou um filme em minha cabeça, cantar com o ídolo do meu pai, que tinha uma coleção dele e ouvia sempre, foi uma grande emoção. Gonzaga gravou comigo quatro músicas: “Não Lhe Solto Mais”; “De Jeito Nenhum”; “Tamanho de Paixão” e  “Deixa Clarear”.

6-Quantos discos você já gravou até hoje ?
Entre o vinil e o cd, são 34 trabalhos.

7- Qual o seu próximo projeto ?
Estamos trabalhando para realizar a gravação do segundo DVD, porque tenho aproximadamente, 300 músicas gravadas. Com a gravação desse primeiro DVD, ficaram muitas músicas de fora, então por esse motivo se faz necessário, um segundo DVD, um terceiro, ou não sei quantos mais. Esse segundo DVD, possivelmente será gravado em João Pessoa no Estado da Paraíba.